Nutrição

Nutrição Desportiva. O que é e para que serve.

O que é a nutrição desportiva?

Nutrição Desportiva é um tipo de alimentação muito seletiva que se aplica normalmente a que  pratica desporto, ou até mesmo a quem quer levar uma vida mais saudável e que, deseja maximizar o seu rendimento em desportos de resistência, aumentar a massa muscular e força em desportos do tipo anaeróbico ou para quem deseja controlar o seu peso corporal desde que tenham um estilo de vida saudável e combinem a suplementação desportiva com desporto.

A nutrição desportiva utiliza-se como complemento em todas as fases de treino, desde o pré-treino (hidratação, energia), o intra-treino (manutenção energética) até à fase de descanso (saúde articular, recuperação muscular) e acompanha o atleta durante todo o exercício, ajudando-o a alcançar os seus objectivos.

Dependendo do objectivo e do tipo de desporto que realiza, poderá sempre encontrar uma vasta selecção dos produtos mais completos e das fórmulas mais profissionais do mercado.

Porque deve escolher a nutrição desportiva?

Os suplementos desportivos são uma ajuda para todos os desportistas que se preocupam em obter bons resultados. Estes produtos ajudam a melhorar o rendimento desportivo (velocidade, força, mobilidade e em alguns casos particulares a recuperação de lesões), proporcionam uma recuperação mais rápida e mantêm os níveis energéticos adequados para suportar os treinos mais intensos.

As fórmulas destes produtos estão pensadas para quem os utiliza saiba exactamente a quantidade de hidratos, gorduras e proteínas que está a ingerir consoante as suas necessidades diárias, o que não só ajuda a conseguir os objectivos stablecidos, mas também aumenta o período de actividade do desportista. A nutrição desportiva marca a diferença quando é acompanhada de uma boa dieta e um treino constante.

Factores essenciais para escolher nutrição

  • 1. DESPORTOS DE RESISTÊNCIA
    Pré-treino: Antes do exercício, é recomendável fazer uma boa hidratação, ingerir alimentos leves e de fácil digestão para evitar a quebra e o fornecimento sequencial de nutrientes ao organismo. Poderá satisfazer essas necessidades através de barras energéticas ou preparados isotónicos com quantidades ideais de hidratos de carbono. O aconselho será uma proteína whey com bcaa’s e hidratos simplesDurante o treino: Além do que foi referido anteriormente, são particularmente interessantes os geles, criados para não interromper o exercício e atrasar a fadiga.

    Após o treino: Certifique-se de que recupera de forma ideal e previna o aparecimento de possíveis lesões com os produtos destinados a proteger as articulaçõescomplexos de vitaminas e minerais e produtos específicos destinados à recuperação muscular.

  • 2. DESPORTOS DE MUSCULAÇÃO E FORÇA
    Para este tipo de desportos, o corpo necessita de uma maior quantidade de nutrientes criados especialmente para desenvolver a musculatura e a força que dificilmente conseguimos obter através das cinco refeições que devemos fazer ao longo do dia. Para isso, podemos acrescentar suplementos à nossa dieta que nos ofereçam maiores quantidades de proteínasaminoácidos ou outros nutrientes que ajudam activamente ao desenvolvimento da massa muscular e que favorecem os processos anabólicos.Entre eles existem categorias destinadas ao aumento de peso, da massa muscular, diferentes tipos de creatinas ou precursores de óxido nítrico que ajudam o desportista a obter resultados do seu esforço mais rapidamente.

    Todas as formulas são ‘doping free’ e, se as utilizar de forma responsável, estes suplementos tornam-se indispensáveis na rotina do desportista.

  • 3. CONTROLO DE PESO
    A
     nutrição desportiva dedicada ao controlo de peso não se trata de uma simples questão de estética, mas sim de estar em forma por motivos de saúde. Quando acompanhada de exercício físico e uma dieta saudável e equilibrada, torna mais fácil a manutenção de um peso ideal para o utilizador. Alguns destes suplementos são os termogénicos, outros os mobilizadores de gordura (CLA ou outras composições que têm por base a L-Carnitina) e bloqueadores de gorduras ou hidratos de carbono. Com esta vasta categorização, não só é possível adaptar-se a evitar excessos pontuais, como ajuda constantemente na prática desportiva para conseguir alcançar os seus objectivos.Juntamente com os produtos que apostam neste tipo de cuidados pessoais, estamos também a desenvolver uma categoria de nutricosmética com as melhores marcas para podermos oferecer produtos específicos para o cuidado do corpo.

Deixe uma resposta